terça-feira, 25 de agosto de 2009

O relógio é o inimigo.

Quando comecei no triathlon, há 6 anos, tinha por convicção o mesmo ideal
que trazia das corridas: fazer o percurso cada vez mais rápido.

Quando achava que já tinha ido rápido o bastante para a situação, mudava de distância e buscava algo maior. O inevitável aconteceu: Cheguei ao Ironman.

Com a consciência de que não tenho condições de brigar por uma vaga no Hawai (pelo menos agora), o que virá a seguir? Uma prova de aventura de três dias, como diz Joe Friel em seu blog? Não, o tempo, a ser perseguido em qualquer distância, como eu nunca deixei de fazê-lo.

O tempo é o melhor adversário, pois estará sempre lá, para ser desafiado. Mas temos que querer desafia-lo...

Joe Friel, treinador norte-americano, comenta em seu blog o fator "Todos são vencedores", que de certa forma tem um grande apelo comercial, uma vez que foi cunhado com o objetivo de levar mais pessoas a eventos e não de incentiva-las a praticar esportes em troca de uma vida saudável.
Assim, o que vale e "terminar o evento" e não cumprir a distância com saúde e disposição...mais uma vez, O evento, O evento....

Como todo mundo "precisa" competir em um evento para ser considerado (pelos outros) um atleta, já chegamos a situações onde se você não faz um Ironman você não é um triathleta. Absurdo puro, em minha opinião. Mais uma vez a referência é tomada com base em um evento e não no esporte.

E para encarar o tempo devemos necessariamente ir a uma prova? Por que não encarar um desafio pessoal?

O relógio está no nosso braço e não pendurado em cima de um pórtico de chegada, pense nisso.

Acesse o blog do Joe Frie: http://www2.trainingbible.com/joesblog/blog.html

Freestyle.

Nenhum comentário: