quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O espelho atlético.

Bolt, Phelps, Ciélo, Kaká... lista é grande. São vários ídolos e vários esportes. Mas será que devemos nos espelhar neles? Não seria melhor apenas nos inspirarmos neles?

O parâmetro do mundo esportivo gira em torno dos grandes astros, que são o motivo de uma cadeia comercial que começa em nós, os amadores. Tudo que consumimos no esporte está ligado a representatividade dos grandes ídolos. Logo, quem se destaca esportivamente quer ser como um deles.

A reflexão proposta neste post é: Até onde se espelhar em e almejar ser um ídolo é benéfico?

Muitos atletas profissionais e amadores recorrem ao uso de drogas para melhorar seu desempenho. No caso dos profissionais para possibilitar maior retorno financeiro e no caso dos amadores, para, apenas, satisfazer o ego. Absurdo?

Me parece que o ego passa a frente da consciência de que a própria vida está sendo prejudicada, nos dois casos, do profissional e do amador. No caso do profissional falta a estruturação psicológica e educacional prévia que vai dizer: Já deu, você é bom mas não o suficiente. Arrume outro emprego e seja um bom atleta amador (fato que ocorre em lugares como os EUA, onde os atletas são obrigados a fazer faculdade). Já no caso do amador a falta de estruturação prévia é a mesma, aliada a falta de um acompanhamento psicológico que não vai deixar a pessoa canalizar suas frustrações no esporte, querendo ser tudo que não é na sua vida.

O resultado disso? Atletas com bom potencial dopados...se humilhando ao serem banidos do esporte ou a devolverem medalhas olímpicas *. Os amadores; lesões, problemas gerais de saúde, mais frustrações.... E, o pior de tudo, ocorrendo nos dois casos: morte.

Com certeza a reflexão é mais profunda do que o título do post, mas seria um começo nos inspirarmos nos ídolos ao invés de querermo ser como eles. E essa inspiração pode vir dos ídolos máximos, como Bolt e Cielo, ou do seu colega de treino que, treina pacas, trabalha pacas e não deixa a peteca cair em sua casa.

Freestyle.

Referências informais: Conversas e posts do Augusto.

* O Brasil está prestes a receber a medalha de ouro do revezamento 4x100m no atletismo deposi que dois dos atletas americanos, ganhadores na ocasião, declaram publicamente terem se dopado na época.


Nenhum comentário: